Ai que folia, ai que loucura!

1–2 minutos

É terça-feira de carnaval e isso para mim não tem a menor importância, podia ser quarta-feira de cinzas também, que diferença faz?

Ainda está fazendo um frio chatinho, mas tem um pouco de sol lá fora. Quando essa época chega aqui na Itália, fico feliz, porque algumas plantas e árvores começam a querer ganhar vida de novo, com pontinhos coloridos que logo logo desabrocharão em flores.

Minha cabeça não tem parado de girar. Sofro para ter concentração. A ansiedade faz meus músculos ficarem doloridos e, no frio, suo de nervoso. Alucinações ainda não tive, mas as vezes os neurônios se agitam tanto que tenho medo de enlouquecer. Por que não consigo ficar tranquila por dentro? Por fora me disseram, nossa, nem parece que você tem essa idade, está muito bem. Ninguém sabe as reações estranhas do corpo aqui dentro. As palavras fogem e fica o vazio.

Mas o que eu ia falar mesmo?
Ah, sim, ia falar da folia e da sua etimologia.

Em italiano follia quer dizer loucura. Foi então que fiz a conexão, folia em português é alegria, é uma loucura boa, pra cima. Em italiano, alegria é gioia e não está tão longe da gente quando dizemos “tudo jóia”.

Um “atto folle” é uma atitude descompensada, desesperada, enlouquecida.

A folia do carnaval assim como a loucura é uma manifestação das violações de normas sociais. Um folião se traveste, extravasa e se exprime diante das opressoras regras cotidianas. Um louco não possuirá as capacidades racionais para se adaptar ao duro jogo da vida.

A palavra folia deriva do latim “follis”, que significa vazio ou cheio de ar. Pra um cabeça-oca virar tam-tam é um pulo.

Eu nunca fui uma foliã*, alegria para mim se manifesta naturalmente, sem data marcada no calendário, sem hit da moda. Essa data eu pulo, pular o carnaval é “follia”!

Enquanto isso, num bloco antenado, vão cantando por aí:

Atrás do trio elétrico, só não vai quem já morreu…



*Achei o termo foliã no dicionário Priberam de Português como feminino de folião. Não quero usar foliona, apesar de ser o termo mais aceito.

Deixe um comentário